top of page

Equipe

O projeto envolve um grupo de pessoas das mais diversas áreas e espaços, para fazer acontecer com êxito o programa. Compõe a equipe docentes e estudantes da Unilab, alêm de colaboradores externos.

Beatriz Borges Bastos

Mestranda no Programa de Cultura e Sociedade, pelo Instituto de Humanidades, Arte e Cultura da UFBA, discente no curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, pelo Instituto de Humanidades e Letras - IHL na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Campus dos Malês, São Francisco do Conde - BA. É bolsista do Programa de Iniciação Cientifica da mesma universidade, no projeto:Mapeamento, conservação e difusão dos acervos

documentais e orais dos municipais do Recôncavo Baiano estudo nos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Maragogipe;Foi bolsista dos projetos: "Como pode expressar-se um corpo? Interlocuções entre Dança e Filosofia" e "Gestualidade e expressividade afro-brasileira: ancestralidade e mimésis". Atuou como colaboradora interna no Projeto de Extensão: "In-úteis Pausas Poéticas" e do projeto de ação extensão intitulado: "Corpo Encruzilhada - Tradições do Recôncavo Baiano".

Cleber Daniel Lambert da Silva

É Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Obteve os títulos de Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013), de Docteur en Philosophie pela Université de Toulouse 2 Jean Jaurès (2013), de Master 2 e de Maîtrise en Histoire de la Philosophie pela Université de Poitiers (2007/2008). Possui Mestrado em Comunicação Midiática (2005) e Graduação em Comunicação Social (2002) pela Universidade Estadual Paulista. É membro do GT - Deleuze da Associação Nacional de Pós-Graduação. Tem experiência na área de História da Filosofia

Contemporânea, com ênfase em  Filosofia Francesa Contemporânea. Atualmente,desenvolve projeto na linha de pesquisa Geofilosofia, Cosmopolíticas e Colonialidade.

Debora Menezes Ribeiro

Discente no curso de Licenciatura em Pedagogia na UNILAB, Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, pelo Instituto de Humanidades e Letras - IHL na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Campus dos Malês, São Francisco do Conde - BA. Bolsista/ Voluntaria do projeto de ação e extensão Corpo Encruzilhada: Tradições do Recôncavo. Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado "Saber do corpo na contemporaneidade: cartografia e dança".

 

Elisa de Almeida Gonçalves

Discente no curso de Relações Internacionais na UNILAB, Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, pelo Instituto de Humanidades e Letras - IHL na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Campus dos Malê. Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Centro Educacional Teodoro Sampaio. 

 

Elizia Cristina Ferreira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora adjunta da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - campus dos Malês - São Francisco do Conde - BA. Atua nas áreas de Estética e filosofia da arte. Coordenou o projeto de Extensão "In-úteis - Pausas Poéticas" e o projeto de pesquisa e iniciação cientifica "Gestualidade e expressividade afro-brasi-

leira: ancestralidade e mímeses". Atualmente coordena O projeto de ação extensão "Corpo encruzilhada - Tradições do Recôncavo Baiano" e o projeto de pesquisa e iniciação científica: Como pode expressar-se um corpo - interlocuções entre filosofia e dança.

Dona Joca

Joselita Gonçalves dos Santos Borge, conhecida com Dona Joca é líder comunitária e política da comunidade quilombola Dom João localizada em São Francisco do Conde. Atualmente cursa o curso de Bacharelado em Humanidades na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês São Francisco do Conde. É parte da equipe também como consultora e integrante do projeto de ação e extensão "Corpo encruzilhada: tradições do Recôncavo Baiano".

Lia Dias Laranjeira
lia.gif

Professora do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), doutora em História Social (USP), mestra em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e bacharela em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia (UFBA). Participou de projetos de pesquisa relacionados a práticas religiosas de matriz africana no Brasil e no Benim, tendo colaborado como pesquisadora e tradutora no sítio eletrônico Práticas Religiosas na Costa da Mina: uma sis-

tematização das fontes européias pré-coloniais (1600-1730), sob coordenação do Prof. Dr. Luis Nicolau Parés (UFBA). A partir do trabalho no Museu Afro Brasil (SP), elaborou seu projeto de doutorado sobre a produção de arte makonde em diálogo com a história política de Moçambique, cuja pesquisa foi realizada neste país e em Portugal (IHC-Universidade Nova de Lisboa/FAPESP). É autora dos livros: O culto da serpente no reino de Uidá: um estudo da literatura de viagem europeia-séculos XVII e XVIII (EDUFBA, 2015) e Mashinamu na Uhuru: Arte Makonde e História Política de Moçambique (1950-1974) (Intermeios/Kapicua, 2018).

Veronica Daniela Navarro

Doutoranda em Artes Cênicas pela UFBA, mestranda em dança e especialista em estudos contemporâneos em dança pela Universidade Federal a Bahia. Graduada em Bacharelado em serviço social pela Universidad Nacional de Córdoba Argentina. Licenciada em Ciências sociais pelo Instituto Educativo Carlos Maria Carena. Instrutora de danças folclóricas Argentinas pelo Instituto de Educacion Fisica Córdoba. Possui experiencia em docência, produção, e gestão de projetos culturais e educativos. É membra da linha de pesquisa  

"Cartografias sensíveis: corpos,artes e performances corporais" e colaboradora dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidas pela linha.

bottom of page