top of page

Manifestações

TOYI TOYI

O Toyi-Toyina África do Sul “Ukuzabalaza”, são os sentidos nas comunidades sul-africanas que significam: ficar de pé firme, recusar, dar passagem ou resistir, é uma dança política que o governo do apartheid não podia controlar. Presente durante os protestos nacionais na década de 80 era acompanhada de canções libertárias e gritos de slogans políticos. Com o passar dos anos, a dança se proliferou por todo o país, tornando-se mais sofisticada e desenvolvendo-se com um número variado de passos e de movimentos corporais. Toyi-toyi é dançado em uníssono, com os movimentos determinados pelas palavras e pelo ritmo. Os dançarinos podem levantar alto seus joelhos, num estilo militar, ou articulá-los como num ritual, dependendo da canção. Toyi-toyi nasce como um movimento que influencia a comunidade como um todo, tornando-se parte de sua cultura e uma expressão política

Imagens da internet
Lindro Amor

No dia 27 de Setembro é comemorado o dia de São Cosme e São Damião (assim chamado na religiosidade católica) ou dos Ibejis (chamados nas religiões de matriz afro).

A manifestação do Lindro Amor, acontece há mais de 40 anos nos município de Conde, Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé, com o intuito de comemorar o festejo de São Cosme e São Damião.

A equipe do AnDanças contemplou a comemoração efetuada na cidade de São Francisco do Conde, organizado por um grupo de mulheres que se esforçam anualmente com a ajuda da comunidade local, para poder manter a tradição do Lindro Amor.

A manifestação inicia com o Cortejo, composto pelas “mulheres que usam saias compridas estampadas, batas, calçando chinelas ou descalças, chapéu de palha enfeitado de fitas ou de papel crepom. Os homens usam calça branca ou de outra tonalidade. O cortejo é acompanhado de instrumentistas tocando viola, cavaquinho, pandeiro, tambor e violão. Os cânticos entoados estão ligados ao santo homenageado.”

Saindo da Cubamba, bairro de São Francisco do Conde, em frente ao terreiro de Mãe Aurea, e se caminha até a casa da Mais Velha componente do grupo, onde lá se encontra a imagem dos Santos, esses são colocados em andores ornamentados de papel crepom colorido e flores, os quais são conduzidos de volta ao altar, em frente a Cubamba.

Após o Cortejo, Dona Alvalice faz uma fala em relação a como se dá a preparação para o festejo, os esforços feitos, os apoios, os agradecimentos, e a vontade de dar continuidade a essa manifestação cultural e religiosa que é de extrema importância para a comunidade.

Em seguida, acorre a comemoração com o grupo de samba de roda Raízes de Angola e com as sambadeiras do grupo do Lindro Amor.

Em sequencia se oferece o Caruru para toda a comunidade da cidade, comemorando ao dia de São Cosme e São Damião, e mantendo a tradição do festejo do Lindro Amor.

Meu canal

Meu canal

Assista agora
Imagens de Elimar Pereira
bottom of page